Às vésperas do Campeonato Mundial de vôlei de praia, Brasil conquista três medalhas em etapa Elite do Circuito Mundial
06/06/2022
Três duplas brasileiras subiram ao pódio na etapa Elite 16 de Jurmala (LET) do Circuito Mundial de vôlei de praia, a última antes do início do Campeonato Mundial de Roma, principal competição da temporada, que começa na sexta-feira. Neste domingo, Bárbara Seixas e Carol Solberg conquistaram a prata na Letônia, Ana Patricia/Duda e George/André ganharam o bronze, e o Brasil chegou a 10 medalhas na temporada 2022 da competição. As três duplas estarão na Itália para a disputa do Mundial.
“Foi muito legal esse torneio. Claro que a gente queria ter levado o ouro, mas acho que a gente tem que valorizar muito estar nessa final. O torneio Elite é muito difícil desde o primeiro jogo da chave, todos jogos são muito duros. Então a gente está muito feliz de ter conseguido esse resultado. E agora é ir com tudo para Roma”, afirmou Carol.
“Me sinto feliz e orgulhosa do nosso time, aprendemos cada vez mais com cada torneio, conseguimos colocar em prática o que temos treinado e sempre jogando muito juntas. Saímos de Jurmala mais fortalecidas e com vontade de fazer melhor ainda em Roma”, comemorou Bárbara.
Bárbara Seixas e Carol Solberg já haviam conseguido duas medalhas de ouro nesta temporada do Circuito Mundial, nas etapas Challenge de Tlaxcala (MEX) e Doha (CAT). Este ano, o circuito adotou novo formato, dividido em etapas Elite 16, Challenge e Future. As disputas Elite – como a de Jurmala – reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying com 16 equipes.
Importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, os Challenges têm 24 duplas no torneio principal, sendo oito vindas do qualifying com 32 duplas. O Future, voltado para o desenvolvimento do esporte e dos atletas, tem 16 equipes na chave principal e 16 no qualifying.
Na decisão em Jurmala, Bárbara e Carol disputaram uma partida muito equilibrada contra Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes (CAN), mas acabaram superadas pelas canadenses no tie-break: 2 sets a 1 (21/19, 20/22 e 15/7).
Duda e Ana Patricia ganharam o terceiro lugar do torneio feminino com uma vitória por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17) sobre Hughes/Kolinske (EUA). André e George, que já haviam conquistado o ouro no Challenge de Itapema (SC), faturaram a segunda medalha deles na temporada vencendo Nolvak/Tiisaar (EST) por 2 sets a 1 (21/17, 18/21 e 15/13) na disputa pelo bronze.
Além das três medalhas de Bárbara Seixas/Carol Solberg, das duas de André/George e do bronze de Ana Patricia/Duda, o Brasil já subiu ao pódio nessa temporada outras quatro vezes, com uma prata no Elite 16 de Ostrava (TCH) e um bronze no Elite 16 de Rosarito (MEX) para Talita/Rebecca; bronze para Elize Maia/Thâmela no Challenge de Tlaxcala (MEX); e bronze para Andressa/Vitória no Challenge de Itapema (SC).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro